Um parque em Joinville!

Vamos criar um parque em Joinville? Essa é a campanha que está na moda nos meios de comunicação da nossa cidade. Nos últimos dias vi já algumas vezes a propaganda na TV e sempre que compro jornais há uma matéria a esse respeito. Lindo! Joinville realmente necessita de uma área de lazer, sinto muita falta disso aqui e apóio a idéia, mas tenho algumas ponderações.

Uma delas diz respeito à bela peça publicitária que eu tenho visto na RBS: um carro novo, pessoas felizes, todas com roupas novas. Então são essas pessoas que se quer freqüentando o parque aos domingos aqui na nossa cidade? Pessoas que claramente pertencem a um nicho da população que tem um bom salário e possuem um carro. Alguma alma iluminada pode vir a responder que não, que estou interpretando errado, pode argumentar que a peça mostra quem hoje pode freqüentar um parque, alguém que tem dinheiro para se locomover até outra cidade e blá blá blá! Com certeza não é bem assim.

Vamos voltar a um texto que escrevi dias atrás, sobre o Jardim Sofia, para refletir acerca do assunto. Como dito antes, os moradores desse bairro não tem ônibus circular no dia de domingo. Quando essas pessoas irão para o parque? Segunda-feira à tarde? Vamos supor que é alguém que more em frente a um ponto de ônibus. Uma família de quatro pessoas gastará pelo menos R$ 16,40 apenas de locomoção, família essa que muitas vezes sobrevive com apenas um salário mínimo, ou pouco mais, esse dinheiro realmente fará falta.

A iniciativa de um parque municipal é interessante e necessária, mas há outros elementos que têm de ser ponderados. Que espécie de parque para a população é esse se acaba excluindo alguns compartimentos populacionais do seu usufruto? Parece se tratar de mais uma golpe de marketing em período eleitoral, uma carta tirada da manga para criar a ilusão de alguma preocupação social dos nossos políticos. Minha sugestão? Usar os R$ 478800 a mais que serão gastos com salários de vereadores no próximo ano para financiar um transporte público (o que temos hoje é apenas um transporte coletivo) mais barato para toda a população joinvilense.

Um comentário:

La garantía soy yo disse...

rapaiz e ainda tem mais...temos ao todo 9 unidades de consevação no município sendo que desta apenas o parque municipal zoobotanico do morro do boa vista, parque municipal morro do finder e parque caieira estão recebendo visitação...ainda que estes apresentam inúmeras problemáticas de gestão!
fica meu questionamento, até que ponto é necessário esta corrupção [ops] digo, a criação de novos parques...sendo que nem os que existem estão devidamente funcionando!