Sobre as razões de ter abandonado Publicidade e Propaganda

Fui citado por meu camarada Maikon em uma postagem recente. Nesta ele lembra uma triste passagem da minha vida que, de uma forma coincidente, acaba sendo relembrada também pela Agência Carta Maior.
Como faço quase todas as noites, adentrei ao referido site para dar uma olhadela em seus ultimos artigos, quando me deparo com um de Eduardo Galeano que, como sempre, perfeito. E digo mais, perfeito para mim que, há anos procuro responder uma pergunta chata e incessante: "porque você largou o curso de Publicidade e Propaganda?"
Enfim, posso deixar Galeano respoder por mim agora. (Para ver o texto no site Carta Maior clique aqui.)

Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo.
“Busque a verdade”: a verdade está na cerveja Heineken.
“Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas”: a autenticidade fumega nos cigarros Winston.
Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: “Para que você mostre do que é capaz”.
No novo universo da computação, a empresa Oracle proclama a revolução: “A revolução está em nosso destino”. A Microsoft convida ao heroísmo: “Podemos ser heróis”. A Apple propõe a liberdade: “Pense diferente”.
Comendo hambúrgueres Burger King, você pode manifestar seu inconformismo: “Às vezes é preciso rasgar as regras”.
Contra a inibição, Kodak, que “fotografa sem limites”.
A resposta está nos cartões de crédito Diner's: “A resposta correta em qualquer idioma”. Os cartões Visa afirmam a personalidade: “Eu posso”.
Os automóveis Rover permitem que “você expresse sua potência”, e a empresa Ford gostaria que “a vida estivesse tão bem feita” quanto seu último modelo.
Não há melhor amiga da natureza do que a empresa petrolífera Shell: “Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente”.
Os perfumes Givenchy dão eternidade; os perfumes dão eternidade; os perfumes Dior, evasão; os lenços Hermès, sonhos e lendas.
Quem não sabe que a chispa da vida se acende para quem bebe Coca-Cola?
Se você quer saber, fotocópias Xerox, “para compartilhar o conhecimento”.
Contra a dúvida, os desodorantes Gillette: “Para você se sentir seguro de si mesmo”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara,
é uma boa resposta para largar a faculdade de "publicidade e propaganda", porém ainda não tenho uma resposta pq vc ignorou o eduardo galeano sentado ao seu lado e ainda falou merda para ele ?
hahaha

Anônimo disse...

p.s
maikon k
www.vivonacidade.blogspot.com

Anônimo disse...

Hehehe, essa é um dos seus melhores foras Neander.
Sempre conto essa história quando alguém cita Galeano.
forte abraço.

Alberto.

www.degustandomemorias.blogspot.com

ps: que bom que vc largou publicidade.