Voto nulo!

Sempre sou muito criticado quando voto nulo. Hoje, o senhor Ivanor Olegario publicou um interessante texto no jornal A Notícia tocando no tema. Em determinado trecho ele afirma:
Já conversei com gente que se orgulha de dizer que não gosta de política. Que simplesmente não vai votar ou votar em branco ou anular o voto. Que não comenta nem participa dos acontecimentos políticos. Isso é um protesto burro, que coloca nas mãos de terceiros seu próprio destino. (Leia na íntegra.)
Como não concordei, me senti no direito de enviar-lhe um e-mail. Reproduzo abaixo.
Senhor Ivanor, acho muito importante a sua colocação no texto do jornal A Notícia de hoje, mas tenho alguns apontamentos a fazer.
Penso que o senhor generalizou de forma muito pejorativa o voto nulo ou branco. Não necessariamente quem tem essas opções são pessoas que querem se abster da vida política da cidade, muito pelo contrário. Há movimentos que indicam o voto nulo como uma grande arma para mostrar o descontentamento da população geral com os nossos representantes e, ao votar nulo, assumir para si a responsabilidade de se representar e lutar pelos direitos da cidade e pelo bem estar da comunidade.
Concordo que há muitos que votam nulo por não se importar, mas penso que há mais ainda que votam em alguem apenas pro troca de favores. Qual é o pior? Não sei, talvez façam parte de um mesmo saco.
Voto nulo há anos e sempre que possível estou procurando me representar na Câmara dos Vereadores e em outros movimento pela cidade. Votar nulo por votar é analfabetismo político, mas votar nulo como forma de resistência é um movimento legítimo.
Obrigado.

Nenhum comentário: