Murro em ponta de faca

- Você vai ficar dando murro em ponta de faca!

Escuto essa frase saindo da boca de meu pai sempre que, na opinião dele, estou fazendo algo que não terá resultado nenhum. Vale ressaltar que isso acontece com certa freqüência, sendo que mesmo hoje a ouvi, quando tentava ensinar um de meus cachorros a se sentar sob meu comando.

Mais tarde, essa frase voltou a povoar meu dia. Assistindo televisão, mais precisamente a TV Paraná Educativa, fiquei sabendo que o Governador do Paraná, Roberto Requião, lançou um desafio aos prefeitos das principais cidades do estado: o governo estadual abaterá em 100% o valor do ICMS sobre o óleo diesel usado no transporte coletivo com a condição de que, imediatamente, o valor das tarifas seja reduzido nas cidades que já ouve reajuste, e congelado nos outros locais. Essa medida é uma clara provocação a prefeitura de Curitiba que, agora em janeiro, aumentou o valor das passagens em mais de 15%, sem a aprovação do senhor Requião.

Porque digo que essa notícia me lembrou aquela frase supracitada? Acredito, e acredito muito mesmo, que não são atitudes como essas, atitudes que oneram o estado (afinal, não receber um tributo é quase o mesmo que subsidiar, ou não é?), a solução real para o problema do transporte urbano, trata-se de apenas criar uma fachada de melhoria, tapar buracos, não buscar resultado algum. É óbvio que, usando como exemplo a capital, os R$ 0,30 a menos que a população pagará pelo pela passagem fará diferença no bolso da população, mas essa diferença poderia ser ainda maior se o transporte fosse publico, administrado pela prefeitura, com a renda sendo revertida apenas e somente para a melhoria dos ônibus e das linhas.

É, sem dúvida, uma atitude de muito efeito, mas, até que ponto é a melhor saída? Sempre o uso da política das eternas reformas e nada de revoluções. Essa medida me parece muito mais uma tentativa de aparecer como o “Salvador do Estado” do que realmente uma mudança radical em beneficio da coletividade.

2 comentários:

Maikon K disse...

vamos lá:

A - O comentário do teu pai é furado, é melhor ouvir por uma narina e deixar sair por outra. Explicando, é tão sem importância que nem pelo ouvido deve passar.

B - Abater ICMS lembra do projeto do Darci de Mattos (do DEM catarina), nos seus dois primeiros anos de Deputado Estadual. Se não falhar a minha memória o MPL-Joinville fez uma campanha contra ao tal projeto em 2006 ou 07. No documentário "Saída de emergência", do Leonel Camasão, faz a discussão, procure no you tube. Requeião é um falastrão.

C - Um transporte público é extrema importância. Eu acredito que na mesma medida é importante um transporte público com participação no controle ou de alguma maneira na gestão dos trabalhadores-as e usuários-as. Não pretendo fazer defesa da autogestão, mas que é preciso pensar na inserção dos-as trabalhadores-as e usuários-as, pq aí corremos os riscos de deixar os espaços de luta somente nos sindicatos. A participção seria de importante para o exercício político e de um começo da radicalização da democracia.

D - Fiquei feliz em perceber que vc tá deixando de lado seus traços pró-Requeião. hehehe

E - Vou te passar uns textos anarquistas.

F - O Alberto tá com um blog

G - Saudades e Abraços.

Filipe Ferrari disse...

Bonita essa foto do Requião, ele até parece um senhor respeitável :D

Eu tô com um blog novo, continuo com o outro, mas esse tem outra temática.

megustaeltango.blogspot.com

:*