Moldávia

Alguns de vocês já devem conhecer aquele amor inexplicável (ou nem tanto) que eu tenho pela Romênia e, como por extensão, pela Moldávia. Rapidamente tentarei explicitar a diferença entre as duas nações.



São grupos étnicos considerados por alguns como distintos e por outros como únicos, falam a mesma língua (nenhuma representação fora da Moldávia reconhece a língua desse país como diferente da romena, nem mesmo dentro do país é uma unanimidade), a bandeira é praticamente igual, e carregam a mesma história de exploração por parte de um vizinho mais forte belicamente: A Grande Mãe Rússia. Então, por que diabo trata-se de dois países?

Alguns, com uma recordação mais atiçada, devem-se lembrar daquele pacto de não agressão que Alemanha e Rússia assinaram antes da Segundo Guerra Mundial. Nesse pacto, entre Alemanha e Rússia, ficou acordado que aquela parte da Romênia (Conhecida como Bessarábia) passaria a ser russa, algo que para mim não soa muito democrático, muito menos ético. Esse mesmo acordo acabou fazendo com que a Romênia perdesse algum território para a Hungria, mas este espaço logo depois foi reconquistado e não nos interessa por enquanto. A história seguiu seu curso, a URSS caiu e, em 1991, surgem as duas pátrias separadas. Romenos com uma política mais voltada para a chamada Europa Ocidental, e moldávios apoiados pela Rússia.

Em janeiro de 2007 a Romênia entra para a União Européia. A partir daí, inicia-se um sentimento nos partidos de direita moldávios, apoiado por uma grande força estudantil, de reunificação do país. A Moldávia é hoje o país economicamente mais pobre da Europa, levariam anos para conseguirem status suficiente para entrarem no mercado comum europeu, mas uma unificação territorial faria todo o trabalho instantaneamente. Apenas não se contou com a possibilidade da maioria da população não gostar dessa alternativa e, como nas últimas eleições ocorridas na semana passada, acabarem por eleger o partido comunista.

Após o resultado das eleições, partidos de direita acusaram o PC de fraudar as eleições, mais de dez mil pessoas foram às ruas para protestar, ocuparam o congresso e destruíram prédios públicos. Houveram muitos feridos, aparentemente apenas uma morte (apenas?), mas, algo muito interessante é assistir vídeos da manifestação. Das muitas bandeiras que aparecem em meio há multidão, apenas algumas são moldávias, a maioria são bandeiras romenas, acompanhados de gritos de unificação das pátrias. Não se trata apenas de luta contra uma possível fraude, nem mesmo uma luta de “volta às origens”, é a junção desses dois sentimentos colados pelo favorecimento à economia de mercado. Hoje saiu o resultado da recontagem de votos: aparentemente não houve fraude e os resultados foram mantidos.


Nesse movimento todo há muitos elementos que, em linhas gerais, não me agradam: Partido Comunista, partidos de direita, nacionalismo. Contudo, não posso deixar de dizer que entra mais um elemento na lista “Coisas que me fazem gostar dos romenos e dos moldávios”, a intensa participação popular. Depois da Revolução de 1989, há vários vídeos no youtube sobre essa data, onde a população foi às ruas para tirar Ceauşescu do poder, novamente enfrentam uma batalha.

Claro que toda essa análise de conjuntura é muito rasa, não tenho acesso a várias midias locais, são poucas linhas para explicar algo tão complexo e uma distância de mais de 8.000km me separa do Chişinău, mas essa pré-disposição daquela sociedade de ir se representar frente aos problemas que os afligem me insipira.
Algumas fontes:

2 comentários:

Anônimo disse...

a tal "nova literatura italiana", tendo como referência o livro "Nas correntes da inquisição" tem referências a Romênia, mesmo que seja em tom de ficção, mas vale a pena conferir.

Cara, quando vc fala sobre Revolução de 1989 seria importante conceituar "Revolução", seja no campo do pensamento marxista ou até mesmo anarquista (leia aqui: http://www.alquimidia.org/farj/index.php?mod=pagina&id=3201 )

Outro detalhe, como é complicado encontrar em português material referente a lugares como Moldavia, Romênia, Quebec, País BAsco e afins...

maikon k

Filipe Ferrari disse...

Cara, essa última foto é sensacional.