Cavalaria Infanto-Juvenil

Aqui em casa fazemos coleta seletiva de lixo. Infelizmente, não há um serviço regulamentado na cidade de coleta seletiva, assim, quem faz o recolhimento, são os diversos carroceiros da cidade. E coloca diversos nisso. Desde que voltei para cá eu tinha reparado que há muita gente conseguindo seu sustento através desse trabalho informal, mas apenas hoje eu reparei em outro detalhe importantíssimo: a grande maioria dos trabalhadores são crianças ou, no máximo, recém adolescentes.
O senhor que leva nosso lixo reciclado trabalha com o filho, porém, ele me garantiu que o guri estuda na parte da noite, em um colégio do centro. Não sei se é verdade, mas espero que seja. Entretanto, apostaria tudo o que tenho que, se for verdade, é uma exceção. Digo isso com muita certeza porque não são pessoas que tem horário fixo em seu roteiro e, muitas vezes, vejo as mesmas crianças passando de manhã, talvez à tarde, às vezes noite adentro.

Essa realidade me entristece muito. A maioria dos jovens não aceitam qualquer tipo de conversa quando ela pende para essas discussões, acabo me sentindo um tanto quanto impotente frente essa realidade. Avisar o Conselho Tutelar da cidade? Não sei se é uma boa solução, mas pode ajudar. Não tenho certeza que a grande maioria não vá à escola porque são forçados a trabalhar, me parece mais que não acreditam na educação como algo que vá mudar a sua situação de vida.

Contudo, amanhã irei ao Conselho Tutelar conversar enquanto uma idéia melhor não surge.

Um comentário:

Maikon K disse...

dá uma conferida nisso aqui:
http://www.movimentodoscatadores.org.br/
abraço